O que é Ácido cítrico.




O que é Ácido cítrico.

O ácido cítrico ou citrato de hidrogênio é uma substância orgânica, solúvel em água e etanol, fazendo parte da composição de frutas cítricas, como caju, framboesa e acerola, por exemplo. Apesar de ser encontrado em grandes concentrações nesses frutos, esse ácido está presente, em menores quantidades, em todas as outras frutas.

O ácido cítrico é uma substância que possui diversos usos e apresenta inúmeros benefícios aos seus usuários. Ele é bastante presente tanto na indústria alimentícia quanto na do bem estar e da limpeza, por exemplo.

Muitas pessoas não conhecem seus benefícios, deixando de se beneficiar dessa substância encontrada em frutas cítricas, como é o caso da laranja e o do limão.

Por ser ecológico e poder ser usado de várias maneiras, é fundamental que você conheça tudo sobre o ácido cítrico, o que inclui seus benefícios e modos de uso.


Mesmo tendo origem natural, ele também pode ser adquirido de maneira industrial através da fermentação, sendo transformado em pó ou em forma de granulado. Assim, o ácido cítrico pode ser usado mais facilmente em diversos produtos, como os de limpeza, sendo capaz de limpar sujeiras de azulejos, pias e banheiras.

Principais vantagens dessa substância

É ecológico e sustentável;
É inodoro, não deixa odores desagradáveis;
Não polui;
É econômico.


Benefícios do ácido cítrico

O ácido cítrico possui diversos usos incomuns e curiosos. Assim, sua utilização vai desde produtos de higiene pessoal até soluções alimentares e produtos de limpeza.

Além disso, ele está começando a ser usado como suplemento alimentar. Isso tem acontecido por conta de sua alta capacidade de entregar benefícios à saúde de seus consumidores.

Seu principal benefício para a saúde é ser antioxidante, atuando na prevenção de doenças e no retardo do envelhecimento.

Fonte de vitaminas
O consumo de ácido cítrico apresenta grandes benefícios no que diz respeito a vitaminas. Isso se dá porque ele é rico em vitamina C, ajudando no fortalecimento do sistema imunológico.

Além disso, alimentos ricos nesse ácido costumam possuir outras vitaminas também, como a B1 e a B2, melhorando o funcionamento do sistema digestivo.

Conservante natural dos alimentos
O ácido cítrico é capaz de prevenir o surgimento e proliferação de microorganismos e bactérias que fazem os alimentos estragarem.

Por conta disso, essa substância também é comumente usada na produção de laticínios com o objetivo de preservar os alimentos por mais tempo de forma natural.

Regulador de acidez dos alimentos
O ácido cítrico também tem a função de regular a acidez dos alimentos. Assim, ele é muito usado em doces e sucos, diminuindo o pH.

Utilizado em muitos produtos alimentícios, ele serve como regulador de acidez em alimentos como, por exemplo, sumos e doces, com o objetivo de acidular os mesmos, diminuindo o seu pH.

Gostou desse conteúdo?

Deixe seu like e comente suas dúvidas e sugestões!

Atias Química Matriz

Rua da Consolação, 293 2º andar – Centro

CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br

0 comentários: