Álcool Polivinílico o que é, para que serve?





Álcool Polivinílico o que é, para que serve?



DESCRIÇÃO.

O Álcool Polivinílico é um polímero sintético utilizado em uma ampla gama de aplicações.

INDICAÇÃO.

O Álcool Povinílico com este grau de hidrólise e viscosidade é indicado como estabilizante de emulsões de vinil acetato, poliestireno e cloreto de polivinila.


É também utilizado como agente reumectante de adesivos, cola temporária para cerâmica, filmes hidrossolúveis, adesivos para papel e filmes solúveis em água fria.


Além disso aplica-se como aditivo em tintas fotossensíveis, adesivo para massas de rejuntes e texturas, agente anti redepositante para sujidades diversas e agente auxiliar de espessamento de eletrólitos em produtos saneantes à base de ácido dodecil benzeno sulfônico.


APLICAÇÃO.


Em diversas aplicações se faz necessário aplicar o Álcool Polivinílico pré diluído em água. A solução aquosa deve ser preparada em tanques resistentes à corrosão (inox 316).



Para preparar a solução deve-se adicionar o Álcool Polivinílico em água fria sob agitação e após o produto estar completamente disperso na água aquecer esta mistura a 90-95°C ainda sob agitação.



Devido à agitação e temperatura elevada, o preparo da solução apresenta a tendência de formação de espuma, fazendo-se necessário o uso de anti espumante (a ser adicionado à água antes da adição do Álcool Polivinílico).



Se a solução de Álcool Polivinílico precisar ser estocada por um período maior do que 24 horas, se faz necessário a utilização de um bactericida, uma vez que este é um produto de rápida biodegradação.


Gostou desse conteúdo?


deixe seu like e comente suas dúvidas e sugestões!


#AditivosQuímicos

 


Atias Química Matriz

Rua da Consolação, 293 2º andar - Centro
CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br

Um comentário:

  1. Muito boa explicação gostei muito
    Esse produto me vai ser muito útil
    No que estou precisando já iniciei hoje
    O processo de dissolver na água fria e realmente ele se dissolve muito bem
    Muito obrigado!!

    ResponderExcluir