Entenda sobre Vanila.




Entenda sobre Vanila.

A vanila é o principal compenente da essência ou aroma de baunilha. Suas principais aplicações são na indústria de produtos alimentícios, onde é usada em bolos, doces, sorvetes, chocolates e bebidas.

O aroma de baunilha, ou seja, a vanila, é obtida da planta Vanila planifolia, uma espécie de orquídea de hábito escandente e crescimento reptante que existe do México ao Paraguai. A história desta orquídea começou a ser registrada na Europa depois da descoberta da América, mas já fazia parte do dia a dia da civilização pré-colombiana. Na verdade, é uma das plantas usadas desde os tempos imemoriais pelas civilizações Maia e Azteca.

O gênero Vanila compreende dezenas de espécies; atualmente, são conhecidas mais de 50, sendo que as espécies mais usadas para fins comerciais são as americanas (Vanilla planifolia e Vanilla pompona) e a taitiana (Vanilla tahitensis). A Vanilla planifolia Andrews, também denominada de Vanilla fragrans, é a principal fonte natural de baunilha. A Vanilla pompona Schiede é considerada uma fonte de qualidade inferior. A Vanilla trigonocarpa é também considerada uma das melhores produtoras de baunilha.

A Vanila fragrans Ames é uma trepadeira herbácea robusta, podendo atingir 10 a 15 metros de altura, em cima de suporte. Seu caule é cilíndrico, carnudo, com 10 a 15 milímetros de diâmetro, e composto de elementos de 12 a 15 centímetros de comprimento, soldado um ao outro por um tipo de nó. As folhas, em formato de ponta de lança, com pedúnculo muito curto, são espessas, planas, carnudas e de um verde brilhante. Medem de 10 a 15 centímetros de comprimento e 4 a 8 centímetros de largura. As flores são grandes, aromáticas, com aspecto ceroso, de cor amarelo esverdeado, com pétalas e sépalas de 5 a 7 centímetros de comprimento. Florescem somente cerca de oito horas e crescem em cachos com inflorescência de 6 a 15 flores, sendo que duas flores nunca chegam a maturidade, no mesmo dia e na mesma inflorescência.

A baunilha é uma planta hermafrodita, ou seja, apresenta estruturas reprodutoras masculinas e femininas. Estigma e antera são separadas por uma lingueta carnuda, assim, o pólen não pode cair diretamente ocasionando a fecundação natural. O fruto, chamado de vagem, é uma cápsula cilíndrica; na maturidade é amarelo esverdeado, mede de 10 a 25 centímetros de comprimento e 8 a 15 milímetros de diâmetro. Contém uma multidão de pequenas sementes pretas. Seu tamanho definitivo é alcançado pós um mês e meio; só fica maduro depois de nove meses. Os maiores países produtores desta espécie são Madagascar, Indonésia, Ilhas Comores, Uganda e Ilhas da Reunião.

A Vanila pompona Schiede apresenta folhas mais largas e rechonchudas do que a Vanilla fragrans. O número de flores por inflorescência é de 6 a 8. O fruto trígono, marrom escuro, possui 10 a 12 centímetros de comprimento e 16 a 30 milímetros de largura; é chamado de vanillon. É produzida em pequenas quantidades na Martinica e em Guadalupe.

A Vanila tahitensis J. W. Moore apresenta caule mais delgado do que a Vanilla fragrans, as folhas mais estreitas e os segmentos florais mais longos. Os frutos possuem 10 a 20 centímetros de comprimento e 10 a 14 milímetros de diâmetro, tendo um aroma sensivelmente diferente, provavelmente, devido a presença de heliotropina ou piperonal, ausente na Vanilla fragrans. Na Polinésia estão disponíveis quatro formas de Vanilla tahitensis: a mexicana, a haapape, a tiarei e a politi. Os países produtores desse tipo de baunilha são o Taiti e a Moorea.

A vanilina (4-hidroxi-3-metoxibenzaldeído) é um dos compostos aromáticos mais apreciados no mundo e um importante flavorizante para alimentos e bebidas. O aroma de baunilha, ou seja, a vanilina, é obtida da planta Vanilla planifolia na forma de gluco-vanilina, na proporção de 2% em peso. Possui como grupos funcionais um aldeído, um éter (grupo metóxido) e um fenol. É o principal componente do extrato da vagem da baunilha, sendo utilizado como aromatizante em alimentos e em fármacos.

Quando pura, a vanilina é um pó cristalino branco, com odor e sabor adocicado, balsâmico e agradável. Apresenta massa molar de 152.15 g/mol, ponto de fusão de 81ºC a 83ºC, ponto de ebulição de 285ºC e solubilidade de 10 g/L.

Tanto a vanilina como a etilvanilina são utilizadas na indústria alimentícia. A etilvanilina é mais onerosa, mas também apresenta um aroma mais acentuado. Esta difere da vanilina por possuir um grupo etóxido (-OCH2CH3) ao invés do metóxido (-OCH3).


Gostou desse conteúdo?

Deixe seu like e comente suas dúvidas e sugestões!

Atias Química Matriz

Rua da Consolação, 293 2º andar – Centro

CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br

0 comentários: