DIVERSAS UTILIDADES DE ÁCIDO CÍTRICO.




DIVERSAS UTILIDADES DE ÁCIDO CÍTRICO.

Embora muitas pessoas não conheçam o ácido cítrico e não façam ideia de para quê ele serve, esse produto pode ser muito útil e tem várias vantagens em sua utilização. O ácido cítrico tem um leque de utilidades, por ser um produto multifuncional, ecológico e que pode ser usado de várias maneiras em nosso cotidiano.

Farmácia
Bebidas
Alimentícios

O que é Ácido cítrico

O ácido cítrico é uma substância que faz parte da composição das frutas cítricas. Esse composto é extraído destas frutas e transformado em pó ou granulado, para se tornar produto com várias finalidades, como já descrito acima.Na limpeza, o ácido cítrico é uma substância que em contato com a água, resulta em uma solução de pH ácido, que dissolve completamente as incrustações de sujeira de pias, banheiras, azulejos e outras áreas.

Para preservar a validade do ácido cítrico, é preciso guardá-lo longe da luz e do calor, em um local fresco, seco e seguro no ambiente doméstico,longe da umidade. O ácido cítrico quando pega umidade endurece e fica como um bloco, petrificado.

Vantagens

A principal vantagem na utilização do ácido cítrico é que, a partir de uma só matéria-prima, dá para fazer vários produtos, para diversos fins.

Pode ser empregado em várias utilizações
É ecológico e sustentável
É inodoro, não deixa odores desagradáveis
Não polui
É econômico


O ácido cítrico, à nível industrial, é utilizado de várias formas, na fabricação de produtos alimentícios e bebidas, tais como:

aditivo alimentar ( E330 )
conservante
aromatizante
emulsificante
O ácido cítrico pode ser encontrado nos seguintes produtos:

balas e confeitos
marmeladas e geleias
sucos e refrigerantes
vinho
sorvete
doces e muitos outros
Na indústria cosmética, o ácido cítrico pode ser utilizado para o ajustar do pH de cosméticos e produtos de higiene facial e corporal.

Outra utilidade do ácido cítrico é na limpeza do maquinário industrial.

Segue uma lista de empregos do ácido cítrico à nível industrial:

aditivo alimentar
ingrediente de vinho e cerveja
conservante
aromatizante
emulsificante
cosméticos
produtos farmacêuticos
produtos químicos
limpeza de máquinas industriais
limpeza de máquinas de café em bares e restaurantes
limpeza de vasos e objetos de cobre


Pode acontecer de entrar contato com o pó de ácido cítrico, através das mãos, por isso é melhor usar luvas ao manuseá-lo por conta do tempo de exposição ao produto durante a limpeza.

O ácido cítrico pode criar problemas e complicações à saúde se ingerido ou em contato com os olhos, seja em pó puro ou dissolvido em água.Por a isso, é recomendado manter o ácido cítrico e os produtos preparados com essa substância fora do alcance de crianças e animais de estimação e utilizá-lo com cuidado e segurança, para nós e para os outros.



Gostou desse conteúdo?

Deixe seu like e comente suas dúvidas e sugestões!


Atias Química Matriz

Rua da Consolação, 293 2º andar – Centro

CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br

0 comentários: