Entenda sobre os Umectantes.




Entenda sobre os Umectantes.

As substâncias que evitam a perda da umidade dos alimentos são denominados umectantes, que são formados por compostos que possuem moléculas hidrofílicas e são identificados pelo código U. A glicerina é uma substância hidrofílica comestível muito importante; que é utilizada nas Indústrias de Alimentos: como Panetones, Bolachas, Chocolates, em Doces com recheios e Carnes em conserva.

Uma ocorrência bastante comum é que os umectantes ao proteger os alimentos também facilitam a dissolução de substâncias secas. Ao contrário dos Antiumectantes,  estes possuem propriedades higroscópicas; ajudando a controlar as presenças de micróbios ao diminuir a atividade de água do alimento.

Uma das funções das substâncias umectantes é a captura da umidade do ar em ambientes úmidos,  em que existem alimentos armazenados,  evitando assim o seu ressecamento e possível solidificação.

Alguns umectantes, podem trazer danos à saúde como no caso do Dioetil (UIII) = Sulfonato de Sódio, que causam distúrbios gatrointestinais e também afetam a circulação pulmonar.

É considerada umectante a substância capaz de evitar a perda da umidade dos alimentos. Álcoois polihidroxilados, polióis são úteis na tecnologia de alimentos devido as suas propriedades físicas, tais como solubilidade em água, higoscopicidade, viscosidade, gosto.

A glicerina é o mais abundante e comum dos polióis da natureza. Os polióis permitidos em alimentos são: glicerol, propilenoglicol, sorbitol, manitol.

Higroscopicidade é a capacidade de reter uma dada quantidade de água a um dado grau de umidade. Materiais higroscópicos tais como polióis retém mais e mais água à medida que a umidade aumenta. O valor umectante dos polióis é usado principalmente em produtos de baixo conteúdo de umidade.


Gostou desse conteúdo?

Deixe seu like e comente suas dúvidas e sugestões!
  
Atias Química Matriz

Rua da Consolação, 293 2º andar – Centro

CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br

0 comentários: