Vanila.




Vanila.

A Vanilina é Aroma de baunilha em pó super concentrado (4-hidroxi-3-metoxi-benzaldeído) é um aldeído fenólico cuja fórmula molecular é C8H8O3. Tem como grupos funcionais um aldeído, um éter (grupo metóxido) e um fenol. É o principal componente do extracto da vagem da baunilha. É utilizado como um aromatizante quer em alimentos como em fármacos.

Quando pura, a vanilina é um pó cristalino branco, com um odor e sabor adocicado, balsâmico e agradável. Apresenta uma massa molar de 152.15 g/mol, um ponto de fusão de 81-83ºC, um ponto de ebulição de 285ºC e uma solubilidade de 10 g/L.

Para conferir o aroma e sabor de baunilha. É utilizado principalmente em preparações que não podem sofrer alterações em sua consistência. A vanilina pode ser aplicada em qualquer parte do processo da preparação, contanto que seja bem homogeneizado aos demais ingredientes. É necessário cuidado na aplicação, pois o excesso poderá causar amargor na preparação.

O extracto natural de baunilha é uma mistura de várias centenas de compostos diferentes, além da vanilina. O extracto artificial de baunilha é uma solução de vanilina pura. Dada a sua escassez, têm havido um grande interesse na síntese dos compostos principais do extracto natural. Inicialmente, a síntese laboratorial da vanilina era feita a partir de um composto natural mais abundante: o eugenol. Actualmente a vanilina é sintetizada a partir do guaiacol e da lenhina.

A baunilha era já utilizada na época pré-Colombiana, na América Central; os aztecas utilizavam o seu extracto para aromatizar o chocolate. Os Europeus “descobriram quer o chocolate, quer a baunilha em 1520.

A vanilina fora um dos primeiros compostos a serem isolados na sua forma quase pura em 1858 por Nicolas-Theodore Gobley, que o conseguira evaporando o extracto de baunilha até à obtenção de um pó e recristalizando o composto com água quente. Em 1874 os cientistas alemães Ferdinand Tiemann e Wilhelm Haarmann deduziram a sua estrutura química, assim como a sua síntese a partir da coniferina, um glicosídeo encontrado na casca dos pinheiros. Em 1876, Karl Reimer sintetizou, pela primeira vez, a vanilina a partir do guaiacol


Gostou desse conteúdo?

Deixe seu like e comente suas dúvidas e sugestões!


Atias Química Matriz

Rua da Consolação, 293 2º andar – Centro

CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br

0 comentários: