Aditivos de conservação para fabricação de bebida carbonatadas.




Aditivos de conservação para fabricação de bebida carbonatadas.

Conservantes: substâncias que impedem ou retardam a deterioração provocada por microrganismos (leveduras, mofos e bactérias) ou enzimas. Sua eficiência está relacionada com o pH, composição do produto, população microbiana inicial e água disponível. São permitidos pela legislação brasileira os conservantes: o ácido sórbico e seus sais de sódio, potássio e cálcio; o ácido benzóico e seus sais de sódio, potássio e cálcio; os sulfitos, bissulfitos e metabissulfitos de sódio, cálcio e potássio além de todos os aditivos BPF (Boas Práticas de Fabricação) autorizados no Mercosul.


Acidulantes: regulam a doçura do açúcar, intensificam o gosto ácido, controlam o pH da bebida e inibem a proliferação de microrganismos. Além disso, têm a capacidade de realçar o sabor da bebida. Os acidulantes empregados na produção de refrigerantes são aqueles considerados BPF (Boas Práticas de Fabricação) no Mercosul, além do ácido tartárico e fosfórico.


Antioxidantes: evitam a ação do oxigênio, que causa perda da cor e provocam a deterioração do produto. A luz e o calor aceleram o processo de oxidação e, por isso, os refrigerantes nunca devem ser expostos ao sol. Os antioxidantes mais usados são o ácido ascórbico, ou vitamina C, com a única função de evitar a oxidação e não para deixar a bebida “vitaminada”.

Outros aditivos permitidos: Reguladores de acidez, antiespumante, emulsificante, espessante, estabilizante, realçador de sabor, espumante, umectante, sequestrante e antiumectante.


Atias Química Matriz.

Rua da Consolação, 293 2º andar – Centro

CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br

#atiasquímica #aditivosquímicos #aditivoseingredientes #indústriaalimentícia #antioxidantes #aditivosalimentícios #ingredientesalimentícios #atiasmihael #atias

#IndústriaAlimentícia #Indústria #IndústriaAlimentos




0 comentários: