Aditivos para proteína animal.




Aditivos para proteína animal.


No Brasil, os produtos de proteína animal que mais fazem uso de aditivos são os embutidos, como linguiças, salsichas e misturas prontas. Apesar de toda a controvérsia existente acerca do uso, à luz do conhecimento científico que temos hoje, todos os aditivos aprovados no Brasil são seguros para a saúde humana.

Apesar do mercado de aditivos estar sempre inovando em termos de produtos e funcionalidades, podemos citar que os principais benefícios do uso de aditivos em produtos de proteína animal atualmente são:


Textura: os aditivos conhecidos tecnicamente como estabilizantes e emulsificantes servem para unir todos os componentes de misturas de restos de carnes, proporcionando uma textura muito mais agradável em termos de paladar e comercialização.


Segurança: certos aditivos também funcionam como excelentes conservadores de alimentos, aumentando não somente a vida de prateleira dos produtos, mas também garantindo a segurança microbiológica.


Gosto: além das vantagens tecnológicas, não podemos negar que os aditivos agregam muito mais sabor aos alimentos – principalmente se tratando de misturas como linguiças e salsichas.


Rendimento: apesar de não ser o objetivo principal, os aditivos no Brasil também são utilizados para aumentar o rendimento das fabricações de diversos tipos de alimentos.


Vale lembrar que esses são os quatro principais benefícios do uso de aditivos em produtos de proteína animal e suas funções podem ir muito além disso.


Por se tratar de um segmento extremamente competitivo no Brasil, a indústria de produtos de proteína animal está sempre inovando no uso de aditivos alimentares e as maiores inovações são lideradas pelas empresas fabricantes destes insumos a variedade dessas empresas é tamanha que seria injusto citar apenas algumas neste texto.


Dentre essas inovações, as que têm recebido maior atenção são os condimentos, usados tanto para conservação quanto para saborização, fumaças (para produtos defumados) e proteínas de soja, usadas não apenas para aumentar o rendimento das misturas, mas também agregar valor comercial aos consumidores mais preocupados com o consumo de carnes.


Além disso, todos os anos diversos tipos de corantes, fosfatos e realçadores de sabores são desenvolvidos para uso específicos em produtos de proteína animal. Em outras palavras, hoje em dia o produtor tem a opção de deixar seus produtos com a cor, sabor e textura que mais agrada o seu público-alvo.




Gostou desse conteúdo?

Deixe seu like e comente suas dúvidas e sugestões!


Atias Química Matriz

Rua da Consolação, 293 2º andar – Centro

CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br

0 comentários: