Evolução histórica do corante caramelo.



Evolução histórica do corante caramelo.


A caramelização do açúcar na produção de caldas escuras e aromáticas, para serem adicionadas em doces e sobremesas caseiras, vem sendo produzida há séculos. Inicialmente, o corante caramelo era produzido pelo simples aquecimento de açúcares a altas temperaturas (cerca de 200oC) até a perda de 10% a 15% do seu peso inicial. Geralmente, utilizava-se açúcar de cana, porém, glicose, mel, melaço e misturas de açúcares também eram empregados. 


Glicose e frutose são os açúcares que caramelizam mais rapidamente. Com sua crescente utilização, e nas mais variadas aplicações alimentícias, foram introduzidas modificações no seu processo de fabricação, obtendo-se corantes com diferentes atributos funcionais e compatíveis com os vários tipos de alimentos e bebidas.


Uma das primeiras informações sobre caramelo foi feita pelo filósofo romano Sêneca em 65 a.C., mas a primeira publicação científica aparece nos ANNALES DE CHIMIE ET PHYSIQUE em 1838, de autoria do químico francês Eugene Peligot. Ele observou que aquecendo e mantendo o açúcar comum entre 210oC – 220oC ocorria uma reação espontânea, na qual o açúcar adquiria uma coloração marrom que continuava a escurecer cada vez mais, liberando muito vapor de água e exalando odor de açúcar queimado. Ao término da reação formava-se uma substância preta de aspecto brilhante, solúvel em água e sem sabor de açúcar, que ele denominou de caramelo. O produto final foi analisado e com os resultados obtidos, foi proposta a fórmula C48H36O18.




Atias Química Matriz.

Rua da Consolação, 293 2º andar – Centro

CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br


#industria

#aditivoseingredientes

#lavanderiaindustrial

#industriaautomotiva

#ingredientesalimentícios

#industriaalimenticia

#industriatextil

#industriafarmaceutica

#produtosquimicos

#acidulantes

#conservantes

#espessantes

#antioxidantes

#emulsificantes

#aromatizantes

#fermentoquimico

#umectantes

#reguladoresdeacidez

#estabilizantes

0 comentários: