Métodos de Preservação de Alimentos usados ​​pela Indústria de Alimentos.



Métodos de Preservação de Alimentos usados ​​pela Indústria de Alimentos.

Na moderna produção comercial de alimentos, a deterioração e a contaminação são preservadas por uma variedade de métodos.

Filtragem.

Os microorganismos podem ser removidos da água, vinho, cerveja, sucos, refrigerantes e outros líquidos por filtração. Várias grandes marcas de cervejas são filtradas em vez de pasteurizadas para preservar o sabor e o aroma do produto original.

Desidratação e liofilização.

A desidratação, como a liofilização para produzir alimentos secos congelados, é um método comum para eliminar o crescimento microbiano. É especialmente eficaz para vegetais e massas.

Refrigeração.

As temperaturas de refrigeração (normalmente de -2 ° a 16 ° c) diminuem o crescimento microbiano, mas não podem eliminar completamente os micróbios. Assim, é usado apenas para conservar alimentos por períodos mais curtos e geralmente usado para fins domésticos.

Embalagem a vácuo.

Os alimentos podem ser embalados sob vácuo ou sob atmosfera com diminuição de oxigênio ou aumento do nível de dióxido de carbono. Por exemplo, o armazenamento de dióxido de carbono é particularmente eficaz para prolongar a vida útil das maçãs.

Pasteurização.

A pasteurização envolve o aquecimento dos alimentos a uma temperatura que mata os microrganismos causadores de doenças e reduz substancialmente os níveis de organismos deteriorantes com um efeito mínimo no valor e na textura dos alimentos. Por exemplo, o leite é geralmente pasteurizado a 63 ° C por 30 minutos, seguido de resfriamento rápido a 4 ° C.

Conservas.

A enlatada é o meio mais difundido e eficaz de armazenamento de alimentos a longo prazo. Na indústria de conservas, os alimentos são cozidos sob pressão para atingir uma temperatura alta o suficiente para destruir os endosporos (cerca de 121 ° c). Após o tratamento térmico, as latas são resfriadas o mais rápido possível, geralmente com água fria.


Ácidos Orgânicos como Conservantes.

Os ácidos orgânicos comumente usados ​​para preservar os alimentos incluem ácido benzóico , ácido sórbico e ácido propiônico . Os ácidos são geralmente adicionados como sais tais como benzoato de sódio, sorbato de potássio, propionato de sódio. Eles funcionam melhor em alimentos que já possuem acidez moderada (pH 5-6), como frutas secas e queijos processados.

Compostos inorgânicos como conservantes.

Conservantes alimentares inorgânicos incluem sais, como fosfatos, nitritos e sulfitos. Nitritos e sulfitos inibem a respiração aeróbica de bactérias e sua eficácia é aumentada em pH baixo. A preocupação atual com o nitrito surge da observação de que ele pode reagir com aminas para formar nitrosaminas cancerígenas.

Compostos orgânicos.

Numerosos compostos orgânicos, tradicionais e sintéticos, têm propriedades antimicrobianas. Por exemplo, Canela e Cravo contêm o derivado de benzeno eugenol, um potente agente antimicrobiano.


Atias Química Matriz.

Rua da Consolação, 293 2º andar – Centro

CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br

#atiasquímica #aditivosquímicos #aditivoseingredientes #indústriaalimentícia #antioxidantes #aditivosalimentícios #ingredientesalimentícios #atiasmihael #atias

#IndústriaAlimentícia #Indústria #IndústriaAlimentos




0 comentários: