Principais conservantes e seus métodos de conservação.




Principais conservantes e seus métodos de conservação.



Método bastante utilizado para a fabricação de geleias e doces caseiros.


Naturais e Adição de açúcar.

Consiste na adição da substância a fim de reduzir a atividade de água (Aw) do alimento, deixando o meio menos propício para o crescimento e multiplicação dos microrganismos.

Desidratação.


Também consiste na diminuição da atividade da água (Aw).


Método simples utilizado para a conservação de frutas, legumes e para alguns tipos de carne, charque e carne de sol, por exemplo.


Pode ser feita por meio da adição de sal, pela exposição ao sol ou mesmo por utensílios, como forno e microondas.


Resfriamento.


Método amplamente utilizado nas indústrias e em todas as etapas de fabricação dos alimentos, bem como nas residências.

Consiste na redução de reações químicas responsáveis por alterações nos alimentos e consequente deterioração que ocorre devido à multiplicação microbiana.

A temperatura ideal do resfriamento ocorre por volta dos 5oC e a eficácia do método ocorre pela redução drástica da temperatura favorável à multiplicação dos microrganismos patógenos/deteriorantes.

Congelamento.


Princípio semelhante ao da refrigeração, porém o método é mais eficaz, pois praticamente anula a ocorrência das reações químicas. Pode levar a alterações sensoriais dos alimentos.

Atenção! Tanto o resfriamento quanto o congelamento são INCAPAZES de destruir os microrganismos deteriorantes/patogênicos presentes nos alimentos. Eles apenas impedem/dificultam a multiplicação deles!

Pasteurização.

Técnica muito utilizada em laticínios, objetiva a destruição de microrganismos patogênicos.

O alimento passa por um tratamento térmico, atingindo temperatura superior a 100°C e posteriormente passa por uma diminuição drástica de temperatura.

O método é considerado muito eficaz, pois inativa enzimas e destrói bactérias patogênicas, bolores e leveduras sem modificar significativamente o valor nutritivo e as características sensoriais do alimento.

Além disso, é capaz de prolongar a vida de prateleira dos alimentos, em função da redução das taxas de alterações microbiológicas e enzimáticas.

0 comentários: