Goma Guar – O que é, para que serve?




Goma Guar – O que é, para que serve?


Você já deve ter em algum momento ouvido falar sobre a goma guar. Presente em uma série de alimentos e outros produtos, a goma guar é uma fibra extraída da semente da planta de guar, cuja espécie é Cyamopsis tetragonolobus, uma leguminosa bastante resistente que cresce em regiões áridas.


Cerca de 20 a 40% do peso das sementes, que se parece com feijões, constitui-se na goma. A planta é originária da Índia e Paquistão e muito cultivada nos Estados Unidos e algumas regiões da África e Austrália.


A seguir vamos entender melhor o que é a goma guar, quais são os seus benefícios da goma guar para a saúde, para que serve exatamente, como ela é utilizada e quais as suas principais propriedades.


O que é a goma guar e quais as suas propriedades?

Também conhecida como goma aguar, goma de guar, farinha de guar, guar, gum-guar e guar-gum, a goma guar é uma galactomanana, um tipo de polissacarídeo que pertence à classe das fibras solúveis.


Fibras não são absorvidas pelo organismo, no caso das fibras solúveis como a goma guar, elas passam intactas pelo estômago e intestino delgado e são fermentadas pelas bactérias da flora do intestino grosso.


A principal propriedade da goma guar é a sua capacidade de formar um gel viscoso quando em contato com a água, e essa é a finalidade de seu uso em uma série de tipos de produtos. Mesmo em pequenas concentrações (1 a 2%) a goma guar já forma gel na água, cuja viscosidade quase não é afetada pela variação de pH da solução.


A formação do gel se dá pelas ligações químicas cruzadas envolvendo unidades dos sacarídeos galactose e manose, isso leva à formação de uma rede polimérica que aprisiona água no seu interior, se expandindo. A goma é considerada quimicamente inerte e resistente a óleos, solventes e graxas.


Existe um produto derivado chamado GGPH, que é a goma guar parcialmente hidrolisada. A hidrólise quebra parcialmente a estrutura química da goma para reduzir a viscosidade do gel formado. Também protege da hidrólise em meios ácidos e pelo calor. A GGPH também tem propriedades probióticas, que auxiliam na melhoria da flora intestinal.


Para que serve a goma guar?

Utilizada como suplemento alimentar, a goma guar tem uma série de finalidades como tratar a constipação, a diarreia, auxiliar no tratamento de obesidade, diabetes, reduzir o colesterol, etc.


Alguns dos benefícios da goma guar já são conhecidos pelas pessoas mas outros, nem tanto.


Seu uso também é amplamente difundido nas indústrias de alimentos e bebidas, farmacêuticas, alimentação animal, nutrição humana, cosméticos, papel e até explosivos.


A goma guar é utilizada como agente espessante para dar viscosidade, estabilizante, agente de suspensão, garantindo que outros componentes da fórmula fiquem adequadamente dispersos, entre outras finalidades.


Nas fórmulas de sorvetes por exemplo, a goma guar aumenta a viscosidade e evita a formação de cristais de gelo. Encontradas também em produtos de panificação, lácteos, molhos, misturas de gelatina, geleias e outras sobremesas, a goma guar melhora a textura dos alimentos e estabiliza a fórmula.


Além das propriedades de melhoria nas características físicas dos alimentos, a adição de goma guar também eleva o seu conteúdo de fibra.


Devido às suas características físico-químicas, a goma guar também tem sido estudada para utilização em formas farmacêuticas que levem a uma liberação mais lenta e sustentada de medicamentos no organismo, assim como à liberação direta de fármacos no intestino em alguns casos de doenças intestinais.




Gostou desse conteúdo?

deixe seu like e comente suas dúvidas e sugestões!

#AditivosQuímicos

 




Atias Química Matriz

Rua da Consolação, 293 2º andar - Centro
CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br



0 comentários: