Os principais acidulantes usados em alimentos industrializados.





Os principais acidulantes usados em alimentos industrializados.



Acidulantes são substâncias adicionadas a alimentos que tem a função de intensificar o gosto ácido de alimentos. Elas agem reduzindo o pH, reduzindo o crescimento microbiológico nos alimentos.


Dentre os diversos acidulantes no processamento de alimentos são usados o ácido cítrico,ácido fosfórico, e outros.


Na indústria, os acidulantes são usados como agentes flavorizantes, podendo tornar o alimento mais agradável ao paladar, mascaram gostos desagradáveis e intensificam outros. Atuam como um agente de cura para carnes, realçando as cores.


Os principais exemplos de acidulantes usados nos produtos alimentícios são:

Ácido acético: O ácido acético é formado na fermentação acética do álcool. Para ocorrer esta reação, é necessário o uso da bactéria Acetobacter aceti com presença de oxigênio. É um líquido claro, viscoso, com cheiro picante, solúvel em água.

Quando resfriado, formam-se cristais com aspecto de gelo. Por isso o nome de ácido acético glacial. É utilizado para redução de pH, controle de crescimento microbiano e como aromatizante e também em conservas.

Ácido adípico: Usado como acidulante em alimentos, onde uma alteração qualquer pode produzir gosto indesejável. Tem função de um tampão, regularizando o pH.


Este ácido é usado na área de refrigerantes de frutas e na fabricação de queijos moles.


Ácido cítrico: O ácido cítrico é extraído comercialmente através da fermentação com a presença de Aspergillus niger em meio contendo uma mistura de sacarose, sais e ferro.


Possui alta solubilidade em água, atua como agente neutralizante do paladar doce e efeito acidificante sobre o sabor. É o ácido mais comum usado na indústria de alimentos, onde é aplicado para redução de pH, controle de crescimento microbiano, aromatizante, mascarar o gosto desagradável da sacarina, ação quelante, e cura.


Ácido fosfórico: O ácido fosfórico possui ação acidulante na fabricação de refrigerantes que possuam sucos de frutas, como por exemplo, refrigerantes a base de cola. Possui características, como, sabor intermediário entre a acidez pronunciada do ácido cítrico e a suavidade do ácido láctico.

Ácido lático: O ácido lático é amplamente utilizado para cura de carnes, fermentados de leite, refrescos e refrigerantes. É obtido pela fermentação do Streptococcus lactis.


O ácido cítrico é o ácido mais utilizado por possuir uma versatilidade na aplicação, sua reação com antioxidantes, uma maior facilidade de obtenção e um custo relativamente baixo.


Gostou desse conteúdo?

deixe seu like e comente suas dúvidas e sugestões!




#AditivosQuímicos

 




Atias Química Matriz

Rua da Consolação, 293 2º andar - Centro
CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br

0 comentários: