Dióxido de Silício - O que é? Para que serve?



Dióxido de Silício - O que é? Para que serve?



O composto químico dióxido de silício, também conhecido como sílica, é o óxido de silício cuja fórmula química é SiO2. Em seu estado natural, pode ser encontrado em diversas formas diferentes. Possui 17 formas cristalinas distintas, entre elas o quartzo, o topázio e a ametista.


A sílica é o principal componente da areia e a principal matéria prima para o vidro. Também é usado na fabricação de cimento.


É um dos óxidos mais abundantes na crosta terrestre. Ocorre na forma de pedra, areia, quartzo, etc.


A sílica fundida é produzida em fornos de arco, de plasma ou outros tipos. Pode ter pureza de até 99,9% de SiO2. Usada principalmente na indústria eletro-eletrônica.


É matéria-prima básica para a produção de vidro. Misturada com cal e carbonato de sódio produz os vidros comuns para janelas, garrafas, lâmpadas, etc. (a maior parte dos vidros planos é fabricada pela deposição em uma cuba com estanho fundido sob atmosfera controlada).


Com óxido de boro, produz vidros resistentes a altas temperaturas e choques térmicos, conhecidos pelo nome comercial pirex. A sílica fundida de alta pureza, por sua vez, pode ser usada para vidros de alta resistência térmica e mecânica (usados em naves espaciais).


A areia é extensamente usada como agregado na construção civil, bem como na indústria de fundição, refratários, etc.


O quartzo tem propriedades piezolétricas e, por isso, é bastante empregado em componentes eletrônicos que fazem uso deste fenômeno.


O dióxido de silício tem várias aplicações industriais, assim como a de aditivo na indústria alimentar, aparece na lista de aditivos alimentares como E-551.

A sua função é atuar como agente antiaglomerante, antiespumante, controlador da viscosidade, dessecante, clarificador de bebidas e como excipiente de medicamentos e vitaminas.

Devido à sua insolubilidade em água, o dióxido de silício tem pouca disponibilidade biológica e não se considera fonte de silício. O silício que se encontra em outras formas de silício mais solúveis, contribui à formação e manutenção dos ossos e da cartilagem.



Gostou desse conteúdo?

deixe seu like e comente suas dúvidas e sugestões!

#AditivosQuímicos


Atias Química Matriz

Rua da Consolação, 293 2º andar - Centro
CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br

0 comentários: