Ácido Fosfórico - O que é? Para que serve?



Ácido Fosfórico - O que é? Para que serve?

 

O ácido fosfórico (H3PO4) também é denominado de ácido ortofosfórico e pelos nomes usuais ortofosfato de hidrogênio e fosfato de hidrogênio.
Geralmente, o ácido fosfórico é encontrado na indústria  na sua forma líquida viscosa, que é esse ácido misturado com água em cerca de 90% dele em massa.
Ele é um ácido considerado semiforte, pois o seu grau de ionização, isto é, a porcentagem de seus hidrogênios que efetivamente sofrem ionização em solução aquosa a 18ºC é de 27%.

Uma das principais utilizações do H3PO4, o ácido fosfórico é eficaz em proteger as superfícies metálicas cromadas, porque ele reage com o cromo gerando o fosfato de crômio, que é uma camada protetora.

Na indústria, esse ácido é usado para fabricar vidro, na tinturaria, na fabricação de fosfatos e superfosfatos usados como fertilizantes, nas indústrias alimentícias e farmacêuticas.

O H3PO4 pode ser produzido a partir do fósforo ou da apatita, mas o Brasil ainda não realiza a sua produção tendo o fósforo como matéria-prima. Devido a isso, as empresas brasileiras que produzem compostos orgânicos do fósforo, como as farmacêuticas e de adubos, têm uma grande dependência de importações.

Entretanto, uma aplicação do ácido fosfórico que chama bastante atenção é em refrigerantes de base cola.  A maioria dos refrigerantes no Brasil possui alto teor de ácido fosfórico, ficando com um pH > 3.
Ele é utilizado principalmente como acidulante da bebida, abaixando seu pH, regulando sua doçura, realçando o paladar e também atuando como conservante.


Visto que o ácido fosfórico é utilizado na fabricação de materiais de limpeza, surgiu um mito de que os refrigerantes à base de cola podem desentupir pias.
Mas, isso não é verdade, o ácido fosfórico está presente numa proporção de 0,6 g para cada litro de refrigerante, o que é uma quantidade muito pequena.
Além disso, ele não faz mal para o nosso organismo, porque o ácido fosfórico é essencial para o funcionamento das células de nosso corpo, sendo indiferente de onde ele provém.




Gostou desse conteúdo?

deixe seu like e comente suas dúvidas e sugestões!

#AditivosQuímicos

 



Atias Química Matriz

Rua da Consolação, 293 2º andar - Centro
CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br



0 comentários: