Ácido cítrico - O que é? Para que serve?



Ácido cítrico - O que é? Para que serve?


Ácido cítrico ou citrato de hidrogénio é um ácido orgânico fraco, altamente solúvel em água, tratando-se de uma substância encontrada especialmente nos frutos cítricos como laranjas, limas e limões.


Apesar de ser encontrado em maiores concentrações nos cítricos, todos os frutos têm na sua composição este mesmo ácido, porém em quantidades inferiores.
O composto ácido cítrico é extraído, normalmente, das frutas cítricas pela facilidade e abundância presente nestes, onde o mesmo é transformado em pó ou em forma de granulado.


Para que serve o ácido cítrico e quais os seus benefícios?

Atualmente, o ácido cítrico é utilizado para muitos fins, seja em produtos de higiene, seja em limpezas pelo que se trata de um bom desinfetante quando adicionado em água – resultante da diminuição do pH –,  seja como em alguns produtos alimentares
Hoje também é utilizado como forma de suplementos alimentares dado que é capaz de beneficiar a saúde e bem estar dos consumidores.

·         Regulador de acidez dos alimentos

Utilizado em muitos produtos alimentícios, o ácido cítrico serve como regulador de acidez em alimentos, como por exemplo, sumos e doces, com o objetivo de acidular os mesmos, diminuindo o seu pH.

·         Conservante natural dos alimentos.

            Tratando-se de uma substância com a propriedade de acidular, o ácido cítrico previne o nascimento e desenvolvimento de batérias e microorganismos responsáveis pela degradação dos alimentos.
O ácido cítrico é também muito utilizado pela indústria em laticínios, de forma a prolongar a validade do produto para consumo, preservando-o em condições por um maior espaço de tempo.

·         Torna o sabor dos alimentos mais agradável.

O citrato tem a propriedade de realçar o sabor dos alimentos e ativar as papilas gustativas, tornando o alimento, em regra, mais apreciável.
Melhorando o sabor, o ácido cítrico também ajuda a diminuir alguns sabores mais amargos ou demasiado doces naturais dos alimentos.
Quando o uso do citrato se aplica em vegetais, este ajuda a enaltecer o sabor dos mesmos e prevenindo que estes se estragam, não permitindo o seu escurecimento e rápida degradação.

·         Fonte de vitaminas.

Consumir ácido cítrico trás grande benefício no que toca a vitaminas. Este é rico em vitamina C, grande aliado a fortalecer o sistema imunológico.

No geral, os frutos cítricos – frutos mais ricos em ácido cítrico – são também ricos em outras vitaminas como B1 e B2, o que promovem um funcionamento saudável do sistema digestivo.

·         Banho efervescente e seu uso na cosmética e medicina

            No mundo da cosmética a utilização de ácido cítrico é muito frequente, especialmente quando se tratando de produtos que necessitam de uma ação efervescente.
O ácido cítrico ao entrar em contato com bicarbonato de sódio, sofre uma reação, provocando um efeito efervescente, muito utilizado, principalmente, em banhos efervescentes.
No mundo da medicina, a utilização do ácido tem o mesmo objetivo, sendo utilizado em medicamentos que necessitam do efeito efervescente quando entram em contato com água.

·         Bom antioxidante natural e benefícios para a pele.

            Tal como muitos outros suplementos ou compostos químicos para fins alimentares o ácido cítrico é muito utilizado como um antioxidante na medicina, na produção de medicamentos.
O seu poder antioxidante, junto com o fato de se tratar de uma substância ácida, é ótimo para desintoxicar o organismo de gorduras obtidas pela ingestão de alimentos pouco saudáveis.
Como outras fontes antioxidantes, o ácido cítrico tem a capacidade de eliminar os radicais livres presentes no organismo, livrando-o de compostos tóxicos que se acumulam nas células do corpo.
O consumo de ácido cítrico é apreciado também quando o objetivo é obter uma pele mais saudável, hidratada e limpa. Tratando-se de um antioxidante, este tem uma boa capacidade de deixar a pele mais pura e renovada.
A grande utilização desta substância deve-se, muitas vezes, por ser uma substância ecológica e fácil de obter a partir dos alimentos.

Contraindicações e efeitos adversos.

Tal como qualquer alimento ou suplemento, fazer uma ingestão abusiva de ácido cítrico poderá significar alguns efeitos desagradáveis no organismo.
Por se tratar de uma substância presente na maioria das frutas e em especial nos cítricos, à que ter um cuidado especial. Alguns sintomas de sobredosagem de ácido cítrico são:
  • Problemas relacionados à flora intestinal como diarreia;
  • Náuseas ou vómitos;
  • Perda parcial ou total do apetite.
É importante lembrar que caso começa-se a sentir algum destes sintomas e se suspeitar que a causa possa estar numa sobredosagem de ácido cítrico, deve-se consultar um médico para analisar a situação.


Gostou desse conteúdo?
deixe seu like e comente suas dúvidas e sugestões!

#AditivosQuímicos

 



Atias Química Matriz

Rua da Consolação, 293 2º andar - Centro
CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br

0 comentários: