Os principais conservantes alimentares utilizados na indústria.



Os principais conservantes alimentares utilizados na indústria.


São substâncias químicas, naturais ou sintéticas, adicionados a determinados alimentos com a finalidade de preservar ou de melhorar as características organolépticas e aumentar seu tempo de vida útil.


Ácido sórbico e seus derivados: Bastante utilizado em alimentos de alto valor nutricional e de pH menor que 6,5, como em:


Queijos;

Carne;

Produtos a base de peixe;

Pães;

Produtos de confeitaria.


Ácido benzóico e seus sais; Foram os primeiros conservantes permitidos pelo Food and Drug Administration (FDA). Por apresentar baixo custo, o ácido benzóico e seus sais (Na e K) constituem os conservantes mais utilizados na indústria alimentícia.


Salada de frutas;

Geleias;

Doces;

Margarinas;

Balas;

Tortas de fruta;

Molhos.


Ácido lático e seus sais: O ácido láctico e seus sais, os lactatos de sódio ou de potássio, atuam como agentes bacteriostáticos, aumentando o tempo de latência dos microrganismos e/ou diminuindo sua taxa de crescimento. Reduzem também a atividade da água (Aw), fator que contribui para inibição do desenvolvimento bacteriano, aumentando assim o tempo de conservação dos alimentos.


Nitritos e nitratos: Os sais de nitrito e de nitrato, especialmente de sódio e de potássio, são bastante utilizados na indústria cárnea, na confecção de embutidos, de pernis, de palhetas e de outros produtos cárneos. Realçam cor, sabor e textura dos alimentos, além de atuarem como antioxidante.


Veja matéria completa em nosso blog.


Atias Química Matriz.

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br


#atiasquímica #aditivosquímicos #aditivoseingredientes #indústriaalimentícia #antioxidantes #aditivosalimentícios #ingredientesalimentícios #atiasmihael #atias

#IndústriaAlimentícia #Indústria #IndústriaAlimentos #tripolifosfatodesodio #acidoascorbico


0 comentários: