Entenda sobre a cafeína.



 Entenda sobre a cafeína.


Engana-se quem pensa que a cafeína está presente apenas no café preto. Este aditivo químico, pertencente ao grupo das xantinas, pode ser encontrado em mais de 60 tipos de plantas e, claro, em diversas comidas e bebidas, inclusive naquelas em que você jamais imaginaria.


O refrigerante que você bebe, alguns tipos de chás, chocolates e assim por diante. 


A cafeína é um importante estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC). É presente em uma grande quantidade de alimentos (cerca de 60 espécies de plantas no mundo contêm esses compostos) como café, guaraná, cola, cacau ou chocolate, chás e também nos remédios do tipo analgésico, medicamentos contra a gripe e inibidores de apetite.


A cafeína se liga aos receptores da adenosina e impede a ação da mesma sobre o SNC. A cafeína estimula a atividade neural e causa a constricção dos vasos sanguíneos, pois bloqueia a ação da adenosina. Com o aumento da atividade neural, a glândula pituitária (localizada sobre os rins) "pensa" que algum tipo de emergência está ocorrendo, e libera grandes quantidades de adrenalina, que causa uma série de efeitos no corpo humano, como a taquicardia, aumento da pressão arterial, abertura dos tubos respiratórios (por isso muitos medicamentos contra a asma contém cafeína), aumento do metabolismo e contração dos músculos, entre outros. 



Veja matéria completa em nosso blog.


Atias Química Matriz.


Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br


#atiasquímica #aditivosquímicos #aditivoseingredientes #indústriaalimentícia #antioxidantes #aditivosalimentícios #ingredientesalimentícios #atiasmihael #atias

#IndústriaAlimentícia #Indústria #IndústriaAlimentos #cafeína


0 comentários: