Adição de aditivos na indústria de alimentos.



Adição de aditivos na indústria de alimentos.

Ao longo da história, uma humanidade precisa prolongar a vida útil dos alimentos, modificar suas características organolépticas ou estabilizar suas características químicas, com o objetivo de sobreviver a economias de escassez, seca ou inverno.

No passado, uma classificação dos aditivos era menos comum e o consumo de alimentos era sazonal, mas com o desenvolvimento da agricultura e pecuária, a humanidade começou a manipular os alimentos para preservar os melhores e transformar os produtos mais duráveis ​​e estáveis.

Como as primeiras técnicas utilizadas foram usadas nos tratamentos físicos, as vezes eram combinadas com os químicos. Atualmente, alguns desses tratamentos ainda são utilizados, por exemplo: secagem, salga, fumo e congelamento, entre outros.

Os aditivos alimentares são uma das grandes tecnologias criadas em termos de preservação e transformação de alimentos. Permitiu a urbanização maciça e o ritmo de vida no século XX, tornando-se necessário o uso de aditivos alimentares para adaptar os produtos às necessidades atuais.

Sem aditivos, muitos alimentos não podem ser fabricados nem consumidos.

Hoje, os aditivos fazem parte do nosso dia a dia, pois praticamente todas as bebidas e alimentos processados ​​são consumidos com qualquer tipo de substância consumida.

No entanto, uma incorporação de aditivos nos produtos da indústria de alimentos é uma questão controversa devido à ignorância e à preocupação por parte dos consumidores. Por um lado, há uma ignorância na classificação de aditivos e seus tipos e, por outro, existe uma preocupação com o possível impacto de certos aditivos na saúde humana.

Padrões internacionais de alimentos aprovados pelo OMS, um aditivo alimentar é definido como: “qualquer componente que normalmente não é consumido como alimento, nem é usado como alimento básico, com valor nutritivo ou nutricional .

Adição intencional ao alimento para fins tecnológicos em suas fases de fabricação, processamento, preparação, processamento, embalagem, transporte ou armazenamento, resulte ou pode razoavelmente esperar que resulte em si ou em seus subprodutos em um componente do alimento ou um elemento que muda suas características.




Atias Química Matriz.

Rua da Consolação, 293 2º andar – Centro

CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br

#atiasquímica #aditivosquímicos #aditivoseingredientes #indústriaalimentícia #antioxidantes #aditivosalimentícios #ingredientesalimentícios #atiasmihael #atias

#IndústriaAlimentícia #Indústria #IndústriaAlimentos




0 comentários: