Agentes quelantes ou seqüestradores.



Agentes quelantes ou seqüestradores.

Os agentes quelantes ou seqüestradores protegem os produtos alimentícios de muitas reações enzimáticas que promovem a deterioração durante o processamento e o armazenamento.

Esses agentes se ligam a muitos minerais presentes nos alimentos (por exemplo, cálcio e magnésio ) e são necessários como cofatores para a atividade de certas enzimas .

Os agentes quelantes tem como finalidade a formação de quelatos, ou seja, formar complexos hidrossolúveis, onde íon metálico é envolvido por ligações covalentes do agente quelante.

Exemplo: (HEDP Na2 + Ca+2), conhecido também como sequestrante de íons metálicos ou sequestrante de dureza.

A água é um componente comum e essencial nas formulações saneantes e cosméticas, mas quando considerada  “dura”, contém na sua composição valores expressivos de íons metálicos dissolvidos.

O uso de um bom quelante em formulações de shampoos, sabonetes, detergentes e domissanitários em geral impede a formação de precipitados de cálcio e magnésio provenientes desta água, formando compostos hidrossolúveis.


Atias Química Matriz.

Rua da Consolação, 293 2º andar – Centro

CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br

#atiasquímica #aditivosquímicos #aditivoseingredientes #indústriaalimentícia #antioxidantes #aditivosalimentícios #ingredientesalimentícios #atiasmihael #atias

#IndústriaAlimentícia #Indústria #IndústriaAlimentos




0 comentários: