Entenda sobre Bicarbonato de sódio e amônio.





Entenda sobre Bicarbonato de sódio e amônio.

O bicarbonato de sódio, tem fórmula NaHCO3, é um sólido cristalino de cor branca, solúvel em água, com um sabor ligeiramente alcalino. O bicarbonato de sódio é empregado de numerosas formas. Por exemplo, para facilitar a fermentação de massas, durante o cozimento, pois ajuda a liberar o dióxido de carbono.

O bicarbonato de sódio é classificado como um sal e auxilia na redução de alcalinidade e acidez. Por suas propriedades neutralizantes, o bicarbonato tem inúmeras utilidades.

O bicarbonato também é útil na cozinha e para receitas culinárias. Ele funciona como um fermento mais eficaz que o convencional e é ótimo para receitas mais aeradas, como pão de ló e pão de mel. Para tirar o mau cheiro da geladeira, uma dica é misturar um quarto de copo de água com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e fazer a limpeza com um pano. Você também pode usá-lo para limpar o forno, para remover gorduras e para fazer a limpeza do ralo. O sal também facilita o processo de descascar um ovo cozido e ajuda até a remover os agrotóxicos presentes nos alimentos.

Tem um leve poder abrasivo e clareador, o que induz sua utilização na formulação industrial de cremes dentais. Também por seu poder de clareamento, o bicarbonato de sódio é utilizado nas lavanderias para dar vida aos tecidos brancos ou para pré-tratamento de manchas. O bicarbonato de sódio em pó absorve odores do ambiente. Por esta razão, é útil colocá-lo em um copinho dentro da geladeira ou na sapateira.

Na higiene pessoal, o bicarbonato é um excelente desodorante em pó. Ele é capaz de neutralizar a acidez e maus odores causados pela presença de suor. A natureza levemente básica das soluções de água e bicarbonato faz com que ele seja útil não apenas para combater o mau cheiro provocado pela acidez, mas também o de bolores e fungos que vivem em ambiente ácido. O bicarbonato de sódio em pó tem a capacidade de ajustar o pH da superfície sobre a qual ele é utilizado. Potencializa a ação de detergentes, é útil para limpar garrafas, louças e objetos enferrujados.

Não se deve combinar o bicarbonato de sódio com vinagre, porque uma substância anula a outra. Se quiser preparar líquidos de limpeza para uso em spray, na verdade, você tem que combinar o bicarbonato de sódio ou vinagre à água. Contudo, polvilhar em uma pequena superfície, primeiro o bicarbonato. Depois colocar algumas gotas de vinagre provoca uma reação química, o que pode ser útil para a remoção de manchas de sujeira, além de amolecer incrustações.

A mesma combinação pode ser usada para a limpeza e desobstrução de descargas domésticas, derramando, por exemplo, um atrás do outro. Alternar a aplicação de vinagre e bicarbonato de sódio sobre as superfícies pode ser útil também para acabar com o mau cheiro. Principalmente os das substâncias presentes na urina de cães e gatos, que pode ser ou ácida ou alcalina. Como uma alternativa ao vinagre, pode-se utilizar o ácido cítrico ou suco de limão.

O NaHCO3 é um potente elemento tampão produzido pelo organismo. Se for misturado a um ácido qualquer libera dióxido de carbono e água. Seu uso mais conhecido é como antiácido estomacal. Ele tem o poder de neutralizar o excesso de HCl do suco gástrico.

Como sabemos, o bicarbonato de amônio é muito útil para produção de bolos, pães e biscoitos, haja vista que essa substância acaba liberando de forma bastante rápida os gases que impulsionarão o crescimento da massa, sem agregar-lhe sabor.

Por outro lado, o bicarbonato de sódio é um sal que possui uma grande variedade de utilidades. Dentre elas a utilização na produção de bolos e pães, todavia, pode conferir as massas um sabor levemente metálico. Além de ser, muito empregado como antiácido.

Gostou desse conteúdo?

Deixe seu like e comente suas dúvidas e sugestões!


Atias Química Matriz

Rua da Consolação, 293 2º andar – Centro

CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br

0 comentários: