AROMAS PARA PANIFICAÇÃO.
No
Brasil, é comum encontrar um bolo sobre a mesa, para acompanhar um café
quentinho. O pão, seja ele de forma, francês, de queijo ou até bisnaguinha é
parte importante da nossa alimentação, e consumido em várias ocasiões ao longo
do dia. Os biscoitos, doces ou salgados, são uma das mais tradicionais opções
de snacks, e têm consumidores de todas as idades.
Englobando
as categorias de pães, bolos e biscoitos, o setor de Panificação é um dos mais
presentes no dia-a-dia do brasileiro, em todas as camadas sociais. Apesar da
crise enfrentada pelo país nos últimos anos, esse mercado se manteve
relativamente estável.
Juntos,
os alimentos que compõem esse setor movimentaram R$ 39,252 bilhões, um leve
desvio inferior de 0,6% quando comparado com o ano anterior, de R$ 39,517. Já
em volume foram cerca de 3,5 milhões de toneladas vendidas, 3% a menos que o
período anterior.
As pré-misturas para pães e bolos são uma categoria importante
para muitos moinhos. É uma forma de agregar valor à farinha, que deixa de ser
uma matéria-prima, para entrar no mercado como um produto de consumo. O maior
volume de vendas ainda é voltado para as padarias e para o mercado food service,
mas a maioria dos lançamentos acontece no varejo, que pede sempre por novos
sabores e novas apresentações.
Nos últimos anos, as pré-misturas se expandiram e incrementaram,
hoje pode-se encontrar pré-misturas para vários tipos de pães, como brioche, australiano,
pão de queijo, além dos tradicionais bolos, encontrados também em versões
integrais, sem glúten ou acompanhados de sachês para recheio. Não é difícil
encontrar também nas gôndolas dos supermercados, pré-misturas para massa de
pizza, bolinho de chuva e até cookies.
Para
essa categoria, os aromas devem ser, preferencialmente, em pó e devido ao longo
shelf life dos produtos, precisam contar com uma matriz adequada, que “proteja”
os aromáticos do calor do forneamento, da oxidação e outros processos que
ocorrem ao longo do tempo.
Na categoria dos produtos prontos para consumo, de imediato o
que nos vem à cabeça são os pães de forma. Desde o tradicional na versão com
farinha branca, o portfólio tem aumentado sensivelmente, através do lançamento
de vários sabores, com farinhas e grãos diferentes e a adição de especiarias,
iogurte e até frutas.
Os bolos prontos são encontrados, normalmente nas versões de
250g ou individuais de 40g. Apresentados nos sabores tradicionais de Baunilha,
Chocolate e Coco e também encontramos versões de Milho e Cenoura. Podem ser
recheados, especialmente nas versões individuais, consumidas, majoritariamente,
pelo público infantil.
Na gôndola dos biscoitos, é visível o crescimento em duas
direções. De um lado, têm-se lançado produtos com apelo de indulgência,
inclusão de recheios, Nuts, Chocolate e com sabores associados às sobremesas
tradicionais ( Brigadeiro, Torta de Limão, Torta de Maçã, Churros).Por outro
lado, muitos lançamentos com apelo saudável, com adição de fibras, frutas
desidratadas e utilização de farinhas integrais.
Devemos lembrar, também, dos Panettones e Colombas Pascais.
Embora consumidos no Natal e na Páscoa, respectivamente, já não é incomum
encontrá-los nas prateleiras e nas padarias ao longo de todo o ano. As
principais inovações, estão nas inclusões de nuts e recheios com variados
sabores e texturas.
Os
aromas utilizados nesses produtos prontos são, na sua maioria, líquidos e é
importante que resistam à temperatura de forneamento e que sejam compatíveis com
os recheios. No caso dos cítricos, também é fundamental que os aromas se
mantenham estáveis ao longo do shelf life do produto final.
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