Espessante alimentar.




Espessante alimentar.


Um espessante alimentar, também designado por goma hidrosolúvel ou hidrocolóide, é uma macromolécula que se dissolve ou dispersa facilmente na água, provocando um grande aumento da viscosidade e produzindo deste modo em efeito gelificante.


A origem de um espessante pode ser de dois tipos: vegetal, essencialmente de natureza glúcida, ou animal, de natureza protéica.


Assim, para a formação de um espessante, a matéria-prima é extraída das árvores, sementes, tecidos vegetais, algas e dos microrganismos. Consoante o local de onde esta é extraída, podemos ter os exsudados (árvores), a farinha (sementes), os fragmentos (tecidos vegetais), as algas secas (algas) e os fermentos (microrganismos).


Todas estas substâncias vão sofrer processos de extração, modificação, purificação, secagem e trituração até constituírem os denominados polissacarídeos.


Para além do seu poder espessante, estas macromoléculas podem igualmente ser utilizadas por outras propriedades diversas nomeadamente: estabilização de suspensões e emulsões; poder de retenção da água; poder ligante e formação de complexos com proteínas, entre outros compostos.


Como exemplos de espessantes temos os provenientes de exsudados de plantas como a goma arábica, a goma ghatti, a goma karaya e a goma adragante.


Os provenientes de sementes são o guar e alfarroba. Quanto aos extratos de tecidos vegetais temos as pectinas e nos extratos de algas temos os alginatos, o agar e os carraginatos. Por fim, nas gomas de origem microbiana salienta-se o xantano.



Gostou desse conteúdo?

Deixe seu like e comente suas dúvidas e sugestões!


Atias Química Matriz

Rua da Consolação, 293 2º andar – Centro
CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br

0 comentários: