Ácido bórico o que é, para que serve?



Ácido bórico o que é, para que serve?



O ácido bórico é comumente encontrado na água boricada.


Se você não sabe o que é ácido bórico, talvez já tenha ouvido falar de água boricada ou até mesmo já tenha a utilizado.


O ácido bórico ou seus sais, conhecidos como borado de sódio e borato de cálcio, são comumente usados como antissépticos, inseticidas e como retardante de chamas. Eles possuem fracas ações bacteriostática e fungicida.


Sais do ácido bórico são encontrados de maneira não dissociada em solução aquosa, no pH fisiológico (que é conhecido também como ideal - entre 4, 5 e 6).


Por essa razão, eles são considerados em conjunto para fins de caracterização dos riscos e estudos de toxicologia. A principal preocupação é o boro, que é bastante absorvido por meio do trato gastrointestinal e por inalação, mas isso não ocorre através da pele ilesa, somente por meio de feridas.


Em baixas doses, o ácido bórico costuma não oferecer risco à saúde. O boro é um elemento encontrado naturalmente na nossa alimentação e necessário para um bom funcionamento do nosso organismo, contudo, em doses altas, pode causar problemas.


De acordo com estudos, quantidades altas de boro podem levar a quadros de 
neurotoxidade, além de afetar o sistema reprodutor em animais machos.


Em virtude disso, está sendo investigado se ele pode ser considerado como um disruptor endócrino.


O quadro de intoxicação aguda por boro pode levar a sintomas como diarreia, vômitos, febre, descamação da pele, sonolência, queda da pressão arterial e até a morte.


O ácido bórico não é considerado carcinogênico para os humanos.


No meio ambiente, as principais fontes antropogênicas de boro são as indústrias de fundição, a queima de carvão, produção de vidro e uso de fertilizantes e pesticidas na agricultura.


Quando presente em altas concentrações no meio, pode ser prejudicial para as plantas e outros seres vivos, por isso é importante minimizar o seu despejo nos corpos hídricos.




Perigo nos produtos.



O ácido bórico pode ser encontrado em antissépticos e adstringentes, esmaltes de unhas, cremes para a pele, talcos, pomadas contra assaduras, algumas tintas, pesticidas, produtos para matar baratas e formigas e alguns produtos de uso oftalmológico.


Em caráter preventivo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, em 2001, por meio da Resolução - RE nº 552, a proibição da presença do princípio ativo ácido bórico na composição de talcos, pomadas e cremes usados contra assaduras e brotoejas em crianças.


Segundo o órgão público, esse componente pode ser substituído por iodo povidona, tintura de iodo ou álcool iodado.


Se você possui algum tipo de alergia a essa substância, fique atento ao rótulo da embalagem para se certificar que não foi empregado o acido bórico na sua composição.


O site da Anvisa possui uma lista com alguns medicamentos que podem conter acido bórico na sua formulação.





Gostou desse conteúdo?
deixe seu like e comente suas dúvidas e sugestões!

#AditivosQuímicos

Atias Química Matriz

Rua da Consolação, 293 2º andar - Centro
CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – https://atias.com.br


0 comentários: