As tendências da indústria de
alimentos em 2018.
Neste mundo em transição, quais as principais
tendências que deverão pautar a indústria de alimentos e bebidas nos próximos
anos?
As cinco tendências-chave que vão impactar o
mercado mundial de alimentos e bebidas neste ano. O mundo em transição se
reflete em uma busca por transparência e rastreabilidade para todos,
independentemente da renda. Por outro lado, se vislumbra o crescimento de
texturas “naturais, sedutoras e inesperadas”.
A expansão da variedade de canais de varejo
de alimentos e bebidas é outro vetor de transformação e estimulará a
oportunidade de recomendações, promoções e inovações de produtos personalizadas
com base no comportamento individual do consumidor.
As tendências que ganharão mais importância
no próximo ano. Em 2018, as oportunidades para fabricantes e varejistas que
ajudarão os consumidores a recuperar a confiança em alimentos e bebidas e a
aliviar o estresse através de dietas balanceadas e também por experiências
memoráveis do que comem ou bebem. Há também um novo grande capítulo a despontar
pelo qual a tecnologia irá ajudar as marcas e varejistas a desenvolverem
conexões mais personalizadas com compradores, enquanto empresas modernas estão
usando projetos científicos para criar uma nova e emocionante geração de
alimentos e bebidas sustentáveis.
Confira as cinco tendências:
Transparência Total.
Na nossa nova realidade de pós-verdades, os
consumidores exigem transparência total das empresas de alimentos e bebidas. A
desconfiança generalizada exerce pressão sobre os fabricantes para que ofereçam
informações detalhadas e honestas sobre como, onde e quando alimentos e bebidas
são cultivados, colhidos, feitos e vendidos.
A necessidade de garantir a segurança e a
confiabilidade de alimentos e bebidas levou ao aumento do uso de
posicionamentos naturais, éticos e ambientais em uma escala global.
Além de detalhes mais específicos, a próxima
onda de rótulos limpos desafiará fabricantes e varejistas a democratizar a
transparência e a rastreabilidade para que os produtos sejam acessíveis a todos
os consumidores, independentemente da renda familiar.
Práticas de Autorealização.
À medida que mais consumidores acham que a
vida moderna seja agitada e estressante, dietas flexíveis e balanceadas se
tornarão elementos fundamentais das rotinas de autocuidado. O ritmo frenético
da vida moderna, conectividade constante, desconfiança generalizada e atitude
controversa na política e nos meios de comunicação fizeram com que muitos
consumidores buscassem maneiras de escapar da negatividade em suas vidas.
Muitas pessoas que se sentem sobrecarregadas concentram-se no “autocuidado”,
priorizando o tempo e os esforços dedicados a si mesmas. Para o futuro,
definições individuais de autocuidado e equilíbrio reforçarão que uma grande
variedade de formatos, formulações e porções de alimentos e bebidas sejam
produzidos. E esses produtos devem oferecer soluções positivas e tratamentos
que possam ser incorporados em definições customizadas e flexíveis de saúde e
bem-estar. Para os próximos anos, mais consumidores estarão à procura de
ingredientes, produtos e combinações de alimentos e bebidas que proporcionem
benefícios nutricionais, físicos ou emocionais promovendo suas prioridades para
o autocuidado.
Novas sensações.
A textura é a ferramenta mais recente para
envolver sentidos e oferecer experiências dignas de serem compartilhadas.
Em 2018, o som, a sensação e a satisfação
fornecidos pela textura se tornarão mais importantes para empresas e
consumidores de alimentos e bebidas. A textura é a próxima característica da
formulação que pode receber investimento para proporcionar aos consumidores
experiências interativas e que possam ser documentadas.
A busca de experiências proporcionará
oportunidades para alimentos e bebidas multi-sensoriais que usem textura
diferenciada, oferecendo aos consumidores – especialmente aos adolescentes e
jovens adultos da iGeneration – conexões tangíveis ao mundo real, assim como
momentos para compartilhar pessoalmente ou on-line.
Tratamento preferencial.
Uma nova era de personalização está começando
devido à expansão das compras de alimentos on-line e via dispositivos móveis.
Como a tecnologia nos ajuda a fazer compras de uma forma mais fácil, surge uma
nova onda de promoções e produtos específicos.
Motivados pelo potencial de economizar tempo
e dinheiro, os consumidores experimentam uma variedade de canais e tecnologias
ao adquirirem alimentos e bebidas, como entrega em domicílio, serviços de
assinatura e reposição automática.
As empresas e varejistas podem aproveitar a
tecnologia estabelecendo novos níveis de eficiência, como recomendações
personalizadas, combinações que cruzam diferentes categorias e soluções
criativas que economizem o tempo, esforço e energia do consumidor.
Existem oportunidades para as empresas
atraírem os consumidores através da criação de produtos, sugerindo combinações
de itens e outras opções em diferentes categorias de consumo que tornam as
compras mais eficientes e acessíveis para os clientes.
Feira de ciências.
A tecnologia está sendo usada para criar
soluções para o nosso fornecimento global limitado de alimentos. Uma revolução
tecnológica está a influenciar a fabricação de produtos.
Algumas empresas visionárias estão
desenvolvendo soluções que podem substituir fazendas e fábricas tradicionais
pela produção científica de ingredientes e produtos acabados.
Em 2018, a tecnologia irá começar a desfazer
a cadeia tradicional de alimentos, já que produtores inovadores visam
substituir fazendas e fábricas por laboratórios.
Enquanto alimentos e bebidas sintéticos e de
laboratório começam a surgir, a tecnologia poderia eventualmente ser usada para
projetar alimentos e bebidas inerentemente. Assim, cresceria o consumo por
alimentos e bebidas criados cientificamente, indo além dos compradores
preocupados com o meio ambiente, mas alcançando também aqueles focados na
consistência, eficácia e pureza dos ingredientes.
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