Ácido Acético Glacial.





#ÁcidoAcéticoGlacial

 


Ácido Acético Glacial.


O ácido acético (do latim acetum, azedo), CH3COOH, oficialmente chamado ácido etanóico, é um ácido carboxílico (especificamente, um ácido monocarboxílico), saturado e de cadeia aberta.


Em sua forma impura, é popularmente conhecido como vinagre (±7% de ácido acético em solução aquosa).


Quando está livre de água é conhecido como ácido acético glacial.


Um reagente químico importante e largamente utilizado na indústria química, usado na produção de politereftalato de etileno (PET), sendo este utilizado em garrafas de bebidas, o acetato de celulose utilizado na película fotográfica , o acetato de polivinil utilizado na cola de madeira, também utilizado para limpeza e desinfecção.



A demanda global do ácido acético é em torno de 6,5 milhão toneladas por ano, desta aproximadamente 1,5 Mt/a são encontrados a partir da reciclagem; o restante é manufaturado dos estoques petroquímicos ou das fontes biológicas.


O ácido acético é uma molécula central na bioquímica, e é produzido em alguma proporção por quase todas as formas de vida.


O vinagre é tão velho quanto a própria civilização, talvez mais velho.


As bactérias produtoras de ácido acético estão presentes em todo o mundo, e toda a cultura que pratica fermentação da cerveja ou do vinho descobriu inevitavelmente o vinagre como o resultado natural destas bebidas alcoólicas que ficam expostas ao ar ambiente.



Gostou desse conteúdo? deixe seu like e comente suas dúvidas e sugestões!

Atias Química Matriz

Rua da Consolação, 293 2º andar - Centro
CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – http://atias.com.br

0 comentários: