Goma Guar.




 


Goma Guar.

 

O que é a goma guar e quais as suas propriedades?



Também conhecida como goma aguar, goma de guar, farinha de guar, guar, gum-guar e guar-gum, a goma guar é uma galactomanana, um tipo de polissacarídeo que pertence à classe das fibras solúveis.


Fibras não são absorvidas pelo organismo, no caso das fibras solúveis como a goma guar, elas passam intactas pelo estômago e intestino delgado e são fermentadas pelas bactérias da flora do intestino grosso.


A principal propriedade da goma guar é a sua capacidade de formar um gel viscoso quando em contato com a água, e essa é a finalidade de seu uso em uma série de tipos de produtos.


Mesmo em pequenas concentrações (1 a 2%) a goma guar já forma gel na água, cuja viscosidade quase não é afetada pela variação de pH da solução.


A formação do gel se dá pelas ligações químicas cruzadas envolvendo unidades dos sacarídeos galactose e manose, isso leva à formação de uma rede polimérica que aprisiona água no seu interior, se expandindo.


Utilizada nas indústrias de alimentos e bebidas, farmacêuticas, alimentação animal, nutrição humana, cosméticos, papel e até explosivos.


A goma guar é utilizada como agente espessante para dar viscosidade, estabilizante, agente de suspensão, garantindo que outros componentes da fórmula fiquem adequadamente dispersos, entre outras finalidades.



Gostou desse conteúdo? deixe seu like e comente suas dúvidas e sugestões!



Atias Química Matriz

Rua da Consolação, 293 2º andar - Centro
CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – http://atias.com.br



0 comentários: