Glutamato Monossódico.





Glutamato Monossódico.

O Glutamato monossódico (sigla em inglês MSG - monosodium glutamate) é o sal sódico do ácido glutâmico, um dos aminoácidos não essenciais mais abundantes que ocorrem na natureza, que é encontrado naturalmente em alimentos como tomate e cogumelos.

O glutamato monossódico é utilizado em alimentos com o objetivo de proporcionar o gosto umami, também chamado de quinto gosto básico, sendo classificado na legislação brasileira como realçador de sabor.

Tecnologicamente, o produto é utilizado para equilibrar e harmonizar a percepção total do sabor dos alimentos, quando misturado aos outros ingredientes.


O glutamato monossódico também tem sido utilizado para reduzir as concentrações de cloreto de sódio em alimentos produzidos industrialmente.

Apesar de conter sódio na molécula, o conteúdo de sódio (em percentual de massa) no glutamato monossódico é aproximadamente duas vezes mais baixo (12%) do que no cloreto de sódio (39%).


Há um cálculo geral que, para preparar 500g de alimento, usa-se uma colher de chá de sal.

Quando essa quantidade é substituída por metade de glutamato monossódico (meia colher), é possível reduzir em, aproximadamente, 37% a concentração de sódio no prato, sem perder a aceitação do paladar.


Gostou desse conteúdo?

deixe seu like e comente suas dúvidas e sugestões!

#GlutamatoMonossódico

Atias Química Matriz

Rua da Consolação, 293 2º andar - Centro
CEP- 01301-000 São Paulo – SP

Central de Atendimento - (11)3122-3222

Acesse nosso site para saber mais – http://atias.com.br



0 comentários: